ExcelsiorNet

Informe seu login e senha e acesse o sistema ExcelsiorNet.
Recuperar senha

Notícias

Prédios em restauração prometem nova vida ao Bairro do Recife

Domingo, 08 de janeiro de 2017 @Jornal do Commercio

Um prédio que estava caindo aos pedaços na esquina da Avenida Marquês de Olinda com a Rua Mariz e Barros entrou em contagem regressiva para sair da lista de imóveis com risco de desabamento no Bairro do Recife. A edificação de quatro pavimentos (térreo, primeiro andar, segundo piso e mezanino está sendo restaurada e em meados de 2017 terá novo visual nas paredes.

“Iniciamos com a recuperação das fachadas, incluindo janelas e esquadrias de ferro, e a limpeza interna do edifício, que se encontra muito deteriorado. Essa etapa deve demorar pouco mais de seis meses”, informa o engenheiro Ed Pinto, responsável pela obra. Segundo ele, a intervenção foi liberada pela prefeitura em 22 de novembro último e o projeto passou um ano e meio em tramitação.
A reforma interna, diz Ed Pinto, poderá ser feita paralelamente à restauração das fachadas ou após a conclusão do serviço. “Vamos avaliar.” A ideia do proprietário, a empresa Excelsior Seguros, é preservar a forma original do prédio, mantendo a divisão de quatro pavimentos. A ocupação que será dada ao imóvel ainda não está definida. Sabe-se, apenas, que não será uso habitacional.

“A situação é muito ruim, de modo geral, mas o prédio é recuperável”, afirma o engenheiro. Ele fez o mapeamento dos danos nas fachadas e contratou operários especializados em restauração para recuperar os adornos. “É um trabalho artesanal, numa intervenção dessa não se fala em produção, não se pode ter pressa.”

De janeiro a dezembro de 2016, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife autorizou a restauração de 56 imóveis do bairro. “Recuperar um prédio histórico é gratificante, toda a população sai ganhando”, diz o engenheiro. “Falta o poder público melhorar a infraestrutura, principalmente esgoto, e a segurança.”

No Bairro do Recife, há prédios passando por obra de restauração na Rua Vigário Tenório, Rua da Guia, Rua do Apolo, Rua do Bom Jesus e Avenida Barbosa Lima. A sede da Excelsior Seguros, na Avenida Marquês de Olinda, teve a pintura das fachadas renovada.

“É ótimo a iniciativa privada estar recuperando os prédios”, avalia o sociólogo José Arlindo Soares, secretário de Planejamento do Recife na gestão de Jarbas Vasconcelos, quando teve início o processo de resgate do bairro, no começo da década de 1990. Naquela época, recorda, a prefeitura desapropriou imóveis da Rua do Bom Jesus, para vender ou alugar a empreendedores, como uma demonstração de que era possível revitalizar o lugar.

Outras notícias

Não encontrou o que precisa?

Envie suas dúvidas, críticas e sugestões atráves da sessão de contatos.

Acesse já
Mais de 70 anos de experiência
Atualmente em todo território Nacional
Única ativa com matriz no Nordeste

Fundada em 1943, a Companhia Excelsior de Seguros é uma empresa de abrangência nacional com forte atuação regional, sendo a única seguradora com matriz ativa no Nordeste.

0800 773 3103

Ouvidoria - São Paulo

Excelsior Seguros - Matriz | CNPJ 33.054.826/0001-92
Av. Marquês de Olinda, nº 175, Recife Antigo - Recife - PE
Fone/Fax: (81)3087-9200 / (81)3087-9262
Email: excelsior@excelsiorseguros.com.br